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Aspecto do local em outubro de 2013 - retirada dos vagões abandonados

(Hugo Augusto Rodrigues)

 

Prefeitura de Iperó assina acordo com a ALL e recebe a área

do antigo Depósito de locomotivas/Oficina de soldagem de trilhos

 

Em 2010, o jornal Correio iperoense publicou uma reportagem sobre a cessão do prédio à Prefeitura de Iperó (27 de fevereiro - edição 221). O secretário de Governo à época, Vanderlei Polizeli (atual prefeito), alertava para o problema da depredação e explicava que as negociações haviam se iniciado quatro anos antes. No início de 2014 foi firmado um acordo entre a prefeitura e a América Latina Logística (ALL). A assinatura do termo oficializando a cessão ocorreu em 25 de março de 2015. O próximo passo será a realização de uma licitação para a recuperação do prédio. O valor da obra será repassado pela ALL e está estimado em R$ 1,7 milhão.

 

O acordo também prevê a ampliação do viaduto que liga os bairros Novo Horizonte e Vila Santo Antonio ao centro da cidade, a construção de uma passarela de pedestres no pátio da estação e a retirada dos vagões que estão abandonados em George Oétterer. Com a cessão da área do antigo Depósito/Oficina, os iperoenses ganharão novos espaços de uso comunitário para lazer e atividades culturais. Juntamente com o pátio e a estação, a área deverá passar por um processo de urbanização e se transformar em centro de lazer e eventos para o município.

 

Jornal Correio iperoense noticia cessão do prédio do Depósito/Oficina à prefeitura

A cessão foi oficializada em março de 2015

(Arquivo Hugo Augusto Rodrigues)

 

Jornal Correio iperoense noticia cessão do prédio do Depósito/Oficina à prefeitura

A cessão foi oficializada em março de 2015

(Arquivo Hugo Augusto Rodrigues)

 

Abandono, descaso e vandalismo destruíram mais de 75 anos de história

 

A área do antigo Depósito/Oficina foi utilizada pela ALL até 2007. Depois disso o local ficou abandonado. O prédio foi destruído devido ao descaso, à ação do tempo e ao vandalismo. O entorno também abrigou vagões abandonados, que foram retirados juntamente com os vagões que estavam no pátio da estação.

 

No fim de setembro de 2013, durante a retirada dos vagões, dois guardas civis descobriram uma central para preparo de drogas na área do antigo Depósito/Oficina. Eles desmontaram toda a estrutura e encaminharam o material à delegacia de Iperó. De acordo com as informações da Guarda Civil Municipal de Iperó (GCM), o aparato era uma espécie de escritório e laboratório do tráfico, onde a droga era quebrada, pesada e embalada para o comércio. Os guardas também encontraram duas pessoas morando nos vagões abandonados. Na mesma área foi localizada uma ossada humana em junho de 2011.

 

A situação desse prédio histórico de Iperó é um exemplo do que aconteceu com a maior parte do patrimônio ferroviário nas cidades por todo o Brasil. Com a decadência das empresas ferroviárias e as privatizações, as concessionárias ficaram apenas com o leito da ferrovia (em péssimo estado de conservação também) e não tiveram interesse em ocupar os imóveis ao redor.

 

Construído pela Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) durante a década de 1930, o prédio de Iperó foi inaugurado em 1938 e funcionou como Depósito de locomotivas durante vários anos. A revista ‘Nossa Estrada’ chegou a publicar uma extensa reportagem no início de 1939, onde mostrava a importância do complexo que engloba a área do atual pátio, estação e Depósito/Oficina. O Depósito local para locomotivas possui 1 chefe, 2 ajudantes e 210 empregados, inclusive maquinistas, foguistas, graxeiros, limpadores, lenheiros e pessoal mecânico, além do pessoal do posto de truqueiros. Como se vê, SANTO ANTONIO é importante setor de trabalho. As instalações da Estrada foram feitas atendendo ao enorme movimento da estação, que serve, como se sabe, de distribuidora, em larga escala, tanto de mercadorias quanto de passageiros. Pode-se afirmar que, atualmente, SANTO ANTONIO é uma das dinâmicas estações da Sorocabana.

 

Ao abandonar o imóvel, a ALL não tomou providências para inibir as ações dos vândalos que furtaram o telhado, a estrutura de sustentação do telhado e diversos equipamentos que se encontravam no interior do prédio. Ações criminosas cometidas por gente que não considera importante a preservação do patrimônio público ou privado. E a própria ALL se envolveu em situação complicada em 2007, quando uma denúncia anônima levou policiais ferroviários federais a descobrir o corte ilegal de vagões sendo realizado na área do antigo Depósito/Oficina, sem qualquer tipo de autorização, conforme divulgado à época pela TV TEM.

 

Imagem de satélite mostra a imensa área do antigo Depósito/Oficina já abandonada

(Google)

 

Vagões abandonados no entorno do prédio - 2007

DVD – Trens em Iperó (Revista Trens & Ferrovias)

 

TEM Notícias - 17 de maio de 2007

Policiais ferroviários federais descobrem corte ilegal de vagões realizado pela ALL

(Reprodução - TV TEM) 

 

Restos de vagões cortados pela ALL - 2007

DVD – Trens em Iperó (Revista Trens & Ferrovias)

 

Restos de vagões cortados pela ALL - 2007

DVD – Trens em Iperó (Revista Trens & Ferrovias)

 

       

Ossada encontrada na área - junho de 2011

GCM de Iperó descobre central de drogas - setembro de 2013

(Guarda Civil Municipal de Iperó / Reprodução - TV TEM)

 

Aspecto do prédio: fim da década de 1930 / década de 1960 / outubro de 2013

(Revista Nossa Estrada / Arquivo - Família de Roque Severino Rodrigues / Hugo Augusto Rodrigues)

 

Missa no interior do prédio e o local onde ficava a imagem de Nossa Senhora Aparecida

(Arquivo Eliana Gasparini Del Vigna / Hugo Augusto Rodrigues)

 

Entrada do escritório: década de 1960 / outubro de 2013

(Arquivo - Família de Roque Severino Rodrigues / Hugo Augusto Rodrigues)

 

Interior do prédio: oficina em funcionamento na década de 1960 e abandonada em 2010

(Arquivo - Família de Roque Severino Rodrigues / Miguel Saad)

 

Interior do prédio: oficina em funcionamento na década de 1960 e abandonada em 2010

(Arquivo - Família de Roque Severino Rodrigues / Tiago Amato)

 

Oficina em funcionamento na década de 1960 e abandonada em outubro de 2013

(Arquivo - Família de Roque Severino Rodrigues / Hugo Augusto Rodrigues)

 

Oficina em funcionamento na década de 1960 e abandonada em outubro de 2013

(Arquivo - Família de Roque Severino Rodrigues / Hugo Augusto Rodrigues)

 

Oficina já desativada e abandonada em 2008 e outubro de 2013

(Tiago Amato / Hugo Augusto Rodrigues)

 

Oficina já desativada e abandonada em 2010 e outubro de 2013

(Tiago Amato / Hugo Augusto Rodrigues)

 

Oficina já desativada e abandonada em 2010 e outubro de 2013

(Tiago Amato / Hugo Augusto Rodrigues)

 

Aspecto do local em outubro de 2013 - retirada dos vagões abandonados

 (Valdir Botechia)

 

Aspecto do local em março de 2014 - acordo entre a ALL e a Prefeitura de Iperó transferiu a área para o município

A assinatura do termo de cessão ocorreu em 25 de março de 2015

(Victor Moraga Ramos)

 

Aspecto do local em março de 2014 - acordo entre a ALL e a Prefeitura de Iperó transferiu a área para o município

A assinatura do termo de cessão ocorreu em 25 de março de 2015

(Victor Moraga Ramos)

 

 

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