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Crianças brincando e a estação de George Oetterer ao fundo - 1949

(Luiz Simonetti - Arquivo Daniel Gentili)

 

Pequenas estações no território do município

 

Como estão as estações que existem dentro do município?

 

Sabemos como está a situação da estação de Iperó (antiga Santo Antonio), que após anos de abandono está em processo de reforma. E as demais?

 

Dentro do território de Iperó existem George Oetterer, Varnhagen, Bacaetava e Bela Vista. As três primeiras no tronco da Sorocabana (São Paulo-Presidente Epitácio) e a última no ramal de Itararé (Iperó-Itararé).  

 

Quando os trens de passageiros pararam de circular, a maioria das estações ficou abandonada. Com essas pequenas estações iperoenses a situação não foi diferente.

 

George Oetterer (antiga Villeta): o prédio foi completamente danificado e atualmente está tomado pelo mato. Abandono total.

 

Varnhagen (antiga Ipanema): a situação é um pouco melhor. A estação chegou a ser reformada em 1998, conforme registrou Ralph Mennucci Giesbrecht (autor do site Estações Ferroviárias e pesquisador sobre as ferrovias brasileiras), mas depois ficou abandonada. Alguns visitantes da Floresta Nacional de Ipanema ainda vão até a estação para conhecer o local. Mas como não há manutenção por parte da concessionária da ferrovia, a deterioração aumenta a cada dia.

 

Bacaetava: a estação não existe desde 1982, quando foi desmanchada pela própria Fepasa. Depois disso, houve apenas uma cobertura construída sobre a antiga plataforma. A estrutura ainda está em pé, mas o telhadinho não resistiu ao tempo.

 

Bela Vista: teria sido a primeira estação dentro do ramal de Itararé, mas nunca foi construído um prédio para esse fim. Só existia uma plataforma com cobertura. Atualmente está tomada pelo mato, mas é fácil localizá-la. Fica paralela à estrada Iperó-Tatuí, na entrada do bairro de mesmo nome.

 

Estações no município de Iperó e o morro Araçoiaba como referência - 2015

(Google / Hugo Augusto Rodrigues)

 

Estação George Oetterer - 1908 (antiga Villeta - 1876)

 

Estação Villeta, traçado original da Sorocabana, em 1877

(Arquivo Ralph Menucci Giebrescht)

 

Armazém Regulador de Café (IBC) - George Oetterer

(Sorocabana, uma saga ferroviária)

 

Irmãos Moltocaro em frente à locomotiva que puxava as composições de café a partir de George Oetterer - 1949

(Luiz Simonetti - Arquivo Daniel Gentili)

 

Irmãos Moltocaro brincando na linha e ao fundo o Armazém Regulador de Café de George Oetterer (IBC) - 1949

Atualmente, naquele prédio funciona a empresa Artefacto

(Luiz Simonetti - Arquivo Daniel Gentili)

 

Ao fundo o Armazém Regulador de Café de George Oetterer (IBC) e o acesso via linha férrea

(Arquivo Stênio Andrade Gimenez)

 

O que sobrou do acesso via linha férrea à empresa Mareval - 2009

(Tiago Amato)

 

O que sobrou do acesso via linha férrea à empresa Mareval - 2009

(Tiago Amato)

 

O que sobrou do acesso via linha férrea à empresa Mareval - 2009

(Tiago Amato)

 

Cena de despedida na estação de George Oetterer - 1952

Período de auge da ferrovia, leito impecável e a estação conservada

(Luiz Simonetti - Arquivo Daniel Gentili)

 

Estação de George Oetterer

(Arquivo Luiz Renato de Castro e Silva)

 

Dá para acreditar que é a mesma estação das imagens anteriores?

(Tiago Amato)

 

Estação de George Oetterer tomada pelo mato - 2009

(Tiago Amato)

 

Estação de George Oetterer completamente abandonada - 2011

(José Roberto Moraga Ramos)

 

Placa indicando a localização e a altitude da estação de George Oetterer

(José Roberto Moraga Ramos)

 

Prédio totalmente em ruínas - 2014

(Roberto Jorge Elias Rodrigues)

 

Prédio totalmente em ruínas - 2014

(José Roberto Moraga Ramos)

 

Pátio da estação de George Oetterer em 2011... lembra cena de guerra...

(José Roberto Moraga Ramos)

 

Irmãos Moltocaro sobre o pontilhão em George Oetterer - 1950

(Luiz Simonetti - Arquivo Daniel Gentili)

 

Irmãos Moltocaro brincando sobre vagão carregado com dormentes em George Oetterer - 1952

(Luiz Simonetti - Arquivo Daniel Gentili)

 

Composição transportando animais chegando a George Oetterer

(Arquivo Luiz Renato de Castro e Silva)

 

Composição transportando animais chegando a George Oetterer

(Arquivo Luiz Renato de Castro e Silva)

 

George Oetterer - década de 1950

(Dinho Vianna - Arquivo Wilson Alves)

 

George Oetterer - década de 1950

(Dinho Vianna - Arquivo Wilson Alves)

 

George Oetterer - década de 1950

(Dinho Vianna - Arquivo Wilson Alves)

 

George Oetterer - década de 1950

(Dinho Vianna - Arquivo Wilson Alves)

 

George Oetterer - década de 1950

(Dinho Vianna - Arquivo Wilson Alves)

 

 Composição PS-4 passando por George Oetterer

(Stênio Andrade Gimenez)

 

Cargueiro passando por George Oetterer

(Tiago Amato)

 

Cargueiro passando por George Oetterer

(Tiago Amato)

 

Fim de tarde na região de George Oetterer

(Rodrigo Néri)

 

Estação Varnhagen - 1949 (antiga Ipanema - 1877)

 

Estação Ipanema, traçado original da Sorocabana, em 1877

(Arquivo Ralph Menucci Giebrescht)

 

Aspecto atual do prédio da antiga Estação Ipanema

(Adriano Martins)

 

Plataforma da estação de Ipanema - década de 1930

(Arquivo Ralph Menucci Giebrescht)

 

Excursão escolar à Fazenda Ipanema - desembarque na estação (década de 1950)

(Arquivo Tanaka)

 

Locomotiva a vapor sendo rebocada após restauração. Ao fundo, a subestação de Ipanema

(Arquivo Gentil Pereira)

 

Cargueiro passando pela estação Varnhagen - 2006

(Antonio Augusto Gorni)

 

Subestação construída em Ipanema na época da eletrificação da Sorocabana - década de 1960

(João Gomes)

 

Subestação construída em Ipanema na época da eletrificação da Sorocabana - 2006

(Antonio Augusto Gorni)

 

Subestação construída em Ipanema na época da eletrificação da Sorocabana - 2010

(Tiago Amato)

 

Detalhe do logotipo da Sorocabana na fachada da subestação de Ipanema - 2010

(Tiago Amato)

 

Estação Varnhagen após reforma - 1998

(Ralph Menucci Giebrescht)

 

Estação Varnhagen após reforma - 1998

(Ralph Menucci Giebrescht)

 

Aspecto da estação Varnhagen - 2006

(Antonio Augusto Gorni)

 

Estação Varnhagen - 2009

(Tiago Amato)

 

Estação Varnhagen e a subestação - 2009

(Tiago Amato)

 

Estação Varnhagen com sinais de deterioração - 2009

(Tiago Amato)

 

Estação Varnhagen com parte do telhado danificado - 2009

(L.S. Gouveia - Arquivo Ralph Menucci Giebrescht)

 

Estação Varnhagen com parte do telhado danificado - 2014

(José Roberto Moraga Ramos)

 

O mato tomou conta da plataforma da estação - 2014

(José Roberto Moraga Ramos)

 

Antigas caixas d'água na região de Ipanema eram utilizadas para abastecer as locomotivas - 2009

(Tiago Amato)

 

Antigas caixas d'água na região de Ipanema eram utilizadas para abastecer as locomotivas - 2014

(José Roberto Moraga Ramos)

 

Caixa d'água na região de Ipanema (traçado antigo), utilizada para abastecer as locomotivas - 2011

(José Roberto Moraga Ramos)

 

Ponte sobre o rio Ipanema, próxima à sede da Floresta Nacional de Ipanema, no traçado antigo da ferrovia - 2011

(José Roberto Moraga Ramos)

 

Ponte nova sobre o rio Ipanema, próxima à sede da Floresta Nacional de Ipanema, construída devido à retificação do traçado da ferrovia - 2011

(José Roberto Moraga Ramos)

 

Ponte nova sobre o rio Ipanema, próxima à sede da Floresta Nacional de Ipanema, construída devido à retificação do traçado da ferrovia - 2014

(José Roberto Moraga Ramos)

 

Aspecto do traçado entre Ipanema e Bacaetava - 2011

(José Roberto Moraga Ramos)

 

Estação Bacaetava - 1880

 

Trem parado na antiga estação "Coronel Mursa" (entre Ipanema e Bacaetava) - traçado original da Sorocabana (1922)

(Arquivo Museu Histórico Sorocabano)

 

Raul Guazzelli - período do auge da Sorocabana

(Arquivo Luís Gustavo Lopes)

 

Arthur Bertolaccini - período do auge da Sorocabana

(Arquivo Elizeu Eid e Rosana de Campos Eid)

 

Inauguração de hotel juntamente com a abertura da estação de Bacaetava

("O Estado de S. Paulo" - 27 de julho de 1880)

 

Estação de Bacaetava antiga. Ficou fora dos trilhos quando houve a retificação do traçado

(Arquivo Família Guazzelli)

 

Estação de Bacaetava antiga. Ficou fora dos trilhos quando houve a retificação do traçado

(Arquivo Luís Gustavo Lopes)

 

Na estação de Bacaetava, Raul Guazzelli (ainda criança) e o telegrafista

(Arquivo Família Guazzelli)

 

Antigos moradores de Bacaetava próximos ao prédio da estação antiga

(Arquivo Luís Gustavo Lopes)

 

Estação de Bacaetava

(Arquivo Família Guazzelli)

 

Estação de Bacaetava

(Arquivo Sérgio Folim / Erci Zovaro)

 

Trem próximo à estação de Bacaetava

(Arquivo Família Guazzelli)

 

Aspecto de Bacaetava em 1958

(Dinho Vianna - Arquivo Wilson Alves)

 

Bacaetava, um dos bairros mais antigos - 1958

(Dinho Vianna - Arquivo Wilson Alves)

 

Igreja de São Roque em Bacaetava - 1958

(Dinho Vianna - Arquivo Wilson Alves)

 

Interior da igreja de São Roque em Bacaetava - 1958

(Dinho Vianna - Arquivo Wilson Alves)

 

Bacaetava em 1958 - festa junina

(Dinho Vianna - Arquivo Wilson Alves)

 

Bacaetava em 1958 - grande quantidade de populares prestigiando a festa junina

(Dinho Vianna - Arquivo Wilson Alves)

 

Bacaetava em 1958 - festa junina organizada ao redor da igreja

(Dinho Vianna - Arquivo Wilson Alves)

 

Estação 'nova' de Bacaetava - uma das poucas imagens encontradas

(Arquivo Família Guazzelli / Luís Gustavo Lopes)

 

Estação 'nova' de Bacaetava - década de 1970

(Arquivo Teco Alves)

 

Estação 'nova' de Bacaetava - década de 1970

O prédio foi desmanchado pela Fepasa em 1982

(Arquivo Teco Alves)

 

Plataforma da estação de Bacaetava e aquilo que sobrou da antiga cobertura metálica - 2009

(Tiago Amato)

 

Composição parada ao lado da plataforma da estação de Bacaetava. Ao fundo, parte da antiga cobertura metálica - 2009

(Tiago Amato)

 

Pontilhão próximo à plataforma da estação de Bacaetava. Antiga estrada Iperó-Sorocaba (2009)

(Tiago Amato)

 

Pontilhão próximo à plataforma da estação de Bacaetava. Antiga estrada Iperó-Sorocaba (2009)

(Tiago Amato)

 

Pontilhão próximo à plataforma da estação de Bacaetava. Antiga estrada Iperó-Sorocaba

(Luís Gustavo Lopes)

 

Local onde ficava a estação de Bacaetava. Praticamente não sobrou nada - 2014

(Roberto Jorge Elias Rodrigues)

 

Bela Vista - provavelmente 1928

 

Possivelmente é a região da Bela Vista, próximo à entrada do Horto Florestal

(Arquivo Liráucio Zovaro)

 

Possivelmente é a região da Bela Vista, próximo à entrada do Horto Florestal

(Arquivo Liráucio Zovaro)

 

Inauguração da Usina de Tratamento de Dormentes no Horto Florestal Bela Vista - década de 1960

(Arquivo José Roberto Moraga Ramos)

 

Inauguração da Usina de Tratamento de Dormentes no Horto Florestal Bela Vista - década de 1960

(Arquivo José Roberto Moraga Ramos)

 

Inauguração da Usina de Tratamento de Dormentes no Horto Florestal Bela Vista - década de 1960

(Arquivo José Roberto Moraga Ramos)

 

Inauguração da Usina de Tratamento de Dormentes no Horto Florestal Bela Vista - década de 1960

("Eu, a ferrovia e o tempo")

 

Igreja do Horto Florestal Bela Vista - demolida há alguns anos

(José Roberto Moraga Ramos)

 

Igreja do Horto Florestal Bela Vista - demolida há alguns anos

(José Roberto Moraga Ramos)

 

Igreja do Horto Florestal Bela Vista - demolida há alguns anos

(Arquivo José Roberto Moraga Ramos)

 

Horto Florestal Bela Vista

(José Roberto Moraga Ramos)

 

Horto Florestal Bela Vista - fim de tarde

 

Ruínas da antiga Usina de Tratamento de Dormentes desativada em 1976 - novembro de 2014

(Hugo Augusto Rodrigues)

 

A pequena plataforma abandonada e tomada pelo mato - década de 1990

(Adriano Martins - Arquivo Ralph Menucci Giesbrecht)

 

A pequena plataforma abandonada e tomada pelo mato - novembro de 2014

(Hugo Augusto Rodrigues)

 

 

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